A FCJ Venture Builder, maior rede de venture builder da América Latina, realiza todos os anos, em São Paulo, o Corporate Venture Summit, um evento que reúne grandes nomes do mercado de inovação, incluindo corporações, startups, investidores e acadêmicos, e hoje é o maior evento de inovação corporativa do país. Após conversas com lideranças do ecossistema mineiro, a FCJ decidiu realizar o Minas Summit, edição especial do evento que será sediada em Belo Horizonte, no dia 30 de junho.
Minas Gerais já foi o maior polo de inovação do Brasil e é responsável por cases de sucesso como Hotmart, Sympla, Samba Tech e tantas outras bigtechs. Contudo, ao longo dos anos, a região foi perdendo seu protagonismo nacional e espaço para os estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Nesse cenário, muitas startups mineiras têm migrado para outras regiões em busca de visibilidade e melhores acessos ao mercado. Mas a demanda por inovação em Minas Gerais não deixa de crescer e milhares de oportunidades estão espalhadas pelo estado.
Com a visão de realizar o maior evento de inovação corporativa em Minas Gerais, Paulo Justino, fundador e CEO da FCJ Venture Builder, estreitou suas conexões com Dany Carvalho, CEO do Órbi Conecta, o maior e o primeiro hub de inovação do Brasil, que é mantido pelo Inter, MRV e Localiza. FCJ Venture Builder, Órbi Conecta e San Pedro Valley se uniram para promover o estado de Minas Gerais, mostrar tudo o que já foi construído e evidenciar as perspectivas e oportunidades para os próximos anos.
Observando o poder de alcance desse evento, várias organizações e autarquias se uniram em torno de um grande propósito, incluindo o Governo de Minas Gerais, a Prefeitura de Belo Horizonte, a Sociedade dos Usuários de Tecnologia da Informação e Comunicação de Minas Gerais (Sucesu Minas), Associação Brasileira de Startups (Abstartups), Startupi, Rádio Itatiaia, Sindicato das Empresas de Informática do Estado de Minas Gerais (Sindinfor), Cotemig, Newton Paiva, ABVcap e outros.
Além de promover o ecossistema de inovação, o Minas Summit também tem como objetivo democratizar o acesso de empresários de diversos setores à tecnologia. A missão do evento é conectar pessoas de todo o estado para estarem à frente das principais tendências de inovação que existem no mercado e entenderem como as empresas podem e devem inovar.
Com a expectativa de receber 2.500 pessoas, o evento será realizado no dia 30 de junho, no Minascentro, em Belo Horizonte, e contará com mais de 40 horas de conteúdo sobre inovação e mais de 40 palestrantes e painelistas.
Motivos para participar do Minas Summit em 2023
- Fechamento de negócios com empresas de inovação e tecnologia de Minas Gerais;
- Acesso a áreas de networking empresarial;
- Participação em palestras e painéis com conteúdo rico em inovação corporativa;
- Contato com C-levels e representantes das maiores empresas de Minas Gerais;
- Acesso a + de 300 startups de diversos segmentos;
- Acesso ao espaço amplo do Minascentro, que estará repleto de stands de diversas empresas.
Programação do evento
- Geração de ouro, startups que posicionaram Minas no cenário nacional. 1° parte: O surgimento do San Pedro Valley e os desafios do início;
- Geração de ouro, startups que posicionaram Minas no cenário nacional. 2° parte: O surgimento do San Pedro Valley e os desafios do início;
- Fomentadores do ecossistemas de empreendedorismo digital mineiro;
- Como vendi minha startup para o Google;
- Como fundei e liderei uma das principais startups de IA do Brasil;
- Como as grandes empresas têm feito a inovação acontecer (cases da Algar, ArcelorMittal e MRV);
- Mineiros que fomentam a inovação;
- Transformação digital e cultura de inovação: como construir grandes empresas baseadas no novo cenário digital?;
- Como estão inovando as principais matrizes econômicas mineiras?;
- Minas, um celeiro de oportunidades;
- Startup Race e InvestorDay: premiação das startups selecionadas;
- 5 minutos no futuro.
Nomes já confirmados
Paulo Justino — CEO da FCJ Venture Builder
Dany Carvalho — CEO do Órbi Conecta
Leandro Liberio — Especialista em transformação digital do Órbi Conecta
Leandro L. Rossi — Diretor executivo do Mining Hub
Pedro Emboava — Superintendente de inovação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais
Renata Horta — Diretora da TroposLab
Yuri Gitahy — Fundador e CEO da CxO.Work
André Petenussi — CTO da Localiza
Amanda Graciano — Sócia e head de relacionamento com corporações da Fisher Venture Builder
João Zica Fialho — CEO e investidor da Raja Ventures
Giovanni Oliveira — CEO da Farma Ventures
Gustavo Pena — CEO da Mundiale
Hugo Tadeu — Líder do Centro de Referência em Inovação Nacional na FDC
Mônica Hauck — Fundadora e CEO da Sólides
Rodrigo Ferreira — Gerente de TI e inovação na Cemig SIM
Além de corporações, investidores e startups, o evento também contará com a participação de instituições de ensino com o objetivo de fomentar a tríade empreendedorismo, inovação e academia. Ainda, o evento contará com a participação da produtora Beats e da Startupi como media partner.
Não fique de fora dessa oportunidade de criação de novas ideias, fomento do empreendedorismo e conexão com diferentes comunidades. Garanta já o seu ingresso e participe do maior encontro de inovação corporativa do estado de Minas Gerais.