A rede de investimento-anjo FCJ Angels Network, pertencente à FCJ Venture Builder, firmou parceria com a Anjos do Brasil para fomentar grupos de investimento em startups. A associação permitirá que os investidores cadastrados na plataforma da FCJ acessem o maior ecossistema de grupos de anjos do país, com capacitações, eventos e novas oportunidades no mercado.
“Um dos propósitos da parceria é aumentar o engajamento, a participação e a conexão entre anjos na troca de experiências e vivências”, explica Isaac Ivanoff, CEO da FCJ Angels Network. “Os investidores também terão a oportunidade de conhecer outras teses, que muitas vezes são distintas das suas, e, com isso, diversificar carteiras e mitigar riscos. Tudo a favor do investidor.”
O investimento-anjo é essencial para fomentar o empreendedorismo no Brasil, principalmente porque esse tipo de investidor não aporta apenas dinheiro, mas capital intelectual, conhecimento de mercado e abre portas importantes para as startups — o chamado smart money. Dados publicados pela PEGN mostram que, no ano passado, um grupo de 24 redes de investimento-anjo investiu R$ 68 milhões, divididos entre 128 startups. E a projeção para 2023 é um crescimento de 25%, capaz de alcançar a casa dos R$ 85 milhões.
“Com essa união, vamos ampliar a profissionalização do investimento-anjo, levando métodos, processos e conhecimentos consolidados para nossos investidores, considerando principalmente a excelente reputação da Anjos do Brasil”, afirma Paulo Justino, fundador e CEO da FCJ Venture Builder. “Criaremos um ambiente propício para o investimento-anjo no país e ajudaremos a desenvolver cada vez mais esse ecossistema.”
A Anjos do Brasil é uma das redes pioneiras de investimento-anjo no país. Fundada em 2011 por Cassio Spina, pouco se falava sobre startups e smart money na época. Em 2012, a organização criou os primeiros cursos para investidores e empreendedores e, em 2014, deu início às missões internacionais. Atualmente, a Anjos do Brasil atua em três grandes pilares: disseminação de conhecimento, conexão de empreendedores e apoiadores (investidores) e promoção e estímulo à criação de políticas públicas que incentivem o empreendedorismo.
“Esta parceria vem ao encontro a missão da Anjos do Brasil de fomentar o investimento anjo para apoio ao empreendedorismo brasileiro e estamos muito contentes em poder colaborar com a FCJ para promover e estimular mais investidores a agregarem além do seu capital, o seu conhecimento, know-how e conexões para as startups”, pontua Cassio Spina, fundador e presidente da Anjos do Brasil.
Para Ivanoff, essa é uma grande oportunidade para investidores do grupo FCJ se associarem à Anjos do Brasil. “A Anjos do Brasil fornece um calendário de eventos fantástico, além de várias situações de intercâmbio de ideias, teses, cursos de investimentos e até conselheiros”, explica. “É uma estrutura organizacional interessante que a gente entende que vai somar aos nossos investidores.”
Com a parceria, as startups do portfólio da rede FCJ também ganharão maior visibilidade, já que os investidores da Anjos do Brasil poderão se aproximar de potenciais investidas.